quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Vida e Morte

Disseram que ela dormia quando o temporal chegou. Um vagalhão pegou-a de surpresa, não teve tempo nem de gritar socorro. Ainda não acharam o corpo. Otávio, o marido, voltava para casa após um longo dia de trabalho. Ele era engenheiro e estava organizando a planta de um prédio no litoral de Santa Catarina. A casa em que vivia com sua mulher era alugada e ficava a alguns metros da praia.
Helena, sua esposa, gostava muito de passar as tardes no mar e dormir ao sol, deitada na areia molhada. Quando se arpoximava o anoitecer, voltava para a casa arrumadinha e singela, onde debruçava-se sob a soleira da janela, pintada de marrom claro, e ficava a esperar o marido. Via-o de longe e sorria para si. Já faziam 4 anos de casados e seus corações continuavam enamorados.
Nesta noite Otávio estava ansioso para chegar em casa. Ficou preso em um engarrafamento no centro da cidade. Sempre chegava em casa pelas 6 da noite, porém, com os problemas no serviço e o engarrafamento, chegaria às 8 . Mas sua animação não passara por culpa de meros atrapalhos. Havia preparado uma surpresa para Helena: iriam comprar a casinha onde moravam. Era tudo o que ela queria e ambos estariam mais tranquilos quanto a muitas coisas. No entanto, aquele dia reservava uma grande mudança na vida do nosso herói.
Otávio estava chegando em casa quando avistou o corpo de bombeiros na areia e algumas pessoas assustadas. Falavam alto e desordenadamente, logo ele avistou um grande morro, que deduzira serem escombros. Seu coração apertou e suas pernas bambearam. Não soube como chegou até o bombeiro mais próximo, mas perguntou, com um nó na garganta, o que acontecera.
-- Houve um temporal a quase duas horas. Foi bem violento, as ondas agitaram-se tanto que, junto com a violência da chuva, derrubaram uma casa. Uma moça de aproximadamente 26 anos foi vista sendo levada pela correnteza. Não conseguimos chegar a tempo de salvá-la e seu corpo perdeu-se no mar.
-- Mas vocês já sabem o nome de tal mulher, não é mesmo?! - disse Otávio, que já não conseguia segurar o choro doloroso. Ele sabia a resposta, mas segurava-se em um fio de esperança que lhe salvaria daquele pesadelo.
-- Bem, soubemos que ela morava na casa que foi destruída e que nesta tarde estava mal disposta, uma senhora, que assistiu ao acidente, disse que a conhecia bem e que conversaram pela manhã. Essa moça, que se chamava Helena, contou a esta senhora que não estava se sentindo bem e que iria tomar alguns remédios para dormir. Deitou-se na varanda e dormiu ao som da chuva. É bem provável que quando a casa ruiu ela tentou se salvar, mas a violência do temporal a calou.
Otávio jamais se esqueceria das palavras daquele bombeiro ou das pessoas que o vieram ajudar quando ele quase desmaiou pelo choque que levara. Nada mais fazia sentido. Ele caiu numa dor profunda e torturante. Não conseguia responder direito aos que lhe falavam. Não raciocinava. Só conseguia olhar para as ondas. que o faziam lembrar-se de cada momento feliz que vivera, mas agora não existiriam mais. Naquele momento ele estava sendo engolido vivo pelo buraco que acabava de se formar em seu coração, buraco chamado morte.

0 comentários: